Seja bem-vindo
Araucária,20/07/2025

  • A +
  • A -

Resgate de filhotes de cachorro presos em buraco mobiliza voluntários durante três dias em Curitiba

jornalportaldoparana.com.br
Resgate de filhotes de cachorro presos em buraco mobiliza voluntários durante três dias em Curitiba

Cãozinho ganhou apelido de 'Tatu' e faz parte de uma matilha de filhotes resgatada junto com a mãe. Voluntários trabalham por três dias para retirar filhotes de cachorro de buraco

Durante três dias, bombeiros e voluntários trabalharam no resgate de seis filhotes de cachorro que procuraram abrigo dentro de uma toca aberta por um tatu, em Curitiba.

? Siga o g1 PR no Instagram

? Siga o canal do g1 PR no WhatsApp

O último filhote, que ganhou o apelido de "Tatu", foi resgatado na tarde de quarta-feira (9) e a cena foi registrada em vídeo. Nas imagens, a voluntária Kamilla Carli aparece de ponta cabeça, dentro da toca e segurada pelas pernas. Depois de alguns minutos, ela consegue retirar o filhote com ajuda dos demais voluntários. Assista acima.

A ação envolveu ainda vários moradores do bairro Santa Felicidade, na capital paranaense, e também resgatou a mãe dos filhotes.

A mobilização começou no domingo (6) após a cadela – já conhecida dos moradores por sempre frequentar a região – aparecer com sinais de que havia dado à luz. Moradores encontraram a toca, mas não conseguiram retirar os filhotes, que estavam escondidos no fundo do buraco.

Segundo Kamila, a cadela era arisca e estava com uma corda amarrada ao pescoço. "A gente tá muito feliz, porque são três dias que a gente estava tentando resgatar esse bichinho. Hoje foram 10 horas [de trabalho], então é muito gratificante. Quando eu tirei ele de lá, eu falei: 'Valeu a pena'. A gente não ia sair daqui sem ele", contou a advogada logo após o fim do resgate.

Na manhã de segunda-feira (7), os moradores e voluntários de ONGs da causa animal voltaram ao local com o responsável pelo terreno. O Corpo de Bombeiros também participou do resgate. Depois de algumas horas, conseguiram recolher quatro filhotes, que foram encaminhados a um hospital veterinário. O quinto cachorro escapou e se escondeu novamente na toca, dessa vez ficando ainda mais longe do alcance dos voluntários.

O resgate se estendeu por toda a terça-feira (8), mas sem sucesso. A mãe foi capturada por volta da meia-noite, com uso de uma armadilha e levada ao hospital para se reunir aos filhotes que já estavam em tratamento.

Nesta quarta, o trabalho recomeçou sem a presença dos bombeiros. Após diversas tentativas e horas de esforço, o último filhote foi finalmente alcançado e também encaminhado para atendimento veterinário. Segundo os voluntários, ele está em boas condições de saúde.

Os protetores ressaltam que os animais não caíram no buraco. A toca era o abrigo onde viviam desde o nascimento, o que os protegeu do frio e da chuva dos últimos dias. No entanto, havia riscos caso continuassem ali, já que as temperaturas seguem baixas e a mãe não conseguia entrar no buraco junto com os filhotes.

Agora, em segurança, os cinco filhotes e a mãe estão sob observação no hospital veterinário. A expectativa é que, após a recuperação, eles possam ser encaminhados para adoção responsável.

Cachorrinho ganhou dos voluntários o apelido de "Tatu" e foi resgatado nesta quarta (9)

Leonardo Morrone

LEIA TAMBÉM:

Investigação: PM que matou jovem negro em SP foi reprovado em teste psicológico da Polícia Científica do Paraná dois anos antes

Crime: Mulher fica sem luz, aciona Copel e é estuprada por eletricista terceirizado dentro de casa

VÍDEO: robô humanoide é visto 'passeando' por parque de Maringá

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná

Leia mais notícias no g1 Paraná.




COMENTÁRIOS

1

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha